Portal do Governo | Investe SP | Cidadão SP | Internacional SP
 Terça-Feira, 28 de Fevereiro de 2017
Instituto Biológico
     
  Tecnologia Sustentável  
     
     
   
     
     
     
     
     
     
     
   
     
  Tecnologia Sustentável  
     
     
 

A Tecnologia Sustentável é hoje uma demanda para todos os setores do conhecimento humano e do mundo moderno. Para o controle de pragas na agropecuária não é diferente. Necessitamos de tecnologias socialmente justas, ambientalmente corretas  e  economicamente viáveis.

Entre esses instrumentos que viabilizam essa série de atributos encontra-se o manejo integrado de pragas conhecido como MIP. O MIP é baseado na avaliação de uma determinada população de inseto  em uma determinada área. 

Mas o principal componente do MIP é o controle biológico, que é a preservação dos inimigos naturais e dos agentes biocontroladores que se encontram na natureza. O controle biológico nada mais é do que natureza controlando natureza.

Nós temos exemplos, como é o caso da cana-de-açúcar na qual aproximadamente 3 milhões de ha são tratados com fungo para o controle da cigarrinha em cana-de-açúcar.

Outro exemplo de sucesso é o caso do vírus Baculovirus anticarsia, que foi utilizado para o controle da lagarta da soja e atingiu uma área de 2 milhões de ha. Da mesma forma, em cana-de-açúcar temos o uso da vespinha chamada Cotesia para o controle de uma lagarta  que atingiu uma área de mais de  3 milhões de ha.

Outras pragas também mereceram atenção do Instituto Biológico, como a cochonilha Antonina graminis controlada com a vespa Neodusmeta sangwani, a cigarrinha das pastagens e as cigarrinhas da cana-de-açúcar controladas pelo fungo M. anisopliae.

O Brasil tem exemplos muito fortes de controle biológico. A vantagem do controle biológico é a proteção à biodiversidade, baixo custo desses produtos e também a segurança que eles apresentam ao ser humano e aos vertebrados de forma geral. Esse é um setor que tem um crescimento constante, e cada vez mais a população demanda por alimentos sustentáveis.

O Instituto Biológico é um orgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo e tem  contribuído, desde sua criação, nessa área de conhecimento.

 
     
  Vídeos  
     
  Introdução ao tema Tecnologia Sustentável, com apresentação do Secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim.  
     
  Apresentação do tema Tecnologia Sustentável com o pesquisador científico e diretor do Instituto Biológico, Antonio Batista Filho.  
     
  Controle biológico por ácaros predadores apresentado pelo pesquisador científico do Instituto Biológico, Mario Eidi Sato.  
     
  Moleque-da-Bananeira, apresentado pelo pesquisador científico e diretor do Instituto Biológico, Antonio Batista Filho.  
     
 

Controle Biológico por fungos entomopatogênicos apresentado pelo pesquisador científico do Instituto Biológico, José Eduardo Marcondes de Almeida.

 
     
  Controle Biológico por nematoides entomopatogênicos apresentado pelo pesquisador científico do Instituto Biológico, Luís Garrigós Leite.  
     
  Controle Biológico por insetos parasitoides apresentado pelo pesquisador científico do Instituto Biológico, Valmir Antonio Costa.  
     
  Controle Biológico por trichoderma apresentado pela pesquisadora científica do Instituto Biológico, Cleusa Maria Mantovanello Lucon.  
     
  Solarização para cultura de hortaliças, apresentado pela pesquisadora científica do Instituto Biológico, Flávia Rodrigues Alves Patricio.  
     
  Apostilas  
     
  Controle Biológico de Brocas da Bananeira  
     
  Controle Biológico da Cigarrinha da Raiz da Cana-de-Açúcar  
     
  Insetos Parasitoides  
     
  Nematoides contra insetos  
     
  Solarização do Solo no Controle de Fitopatógenos  
     
  Trichoderma: uso do bioagente na produção agrícola brasileira  
     
  Uso de ácaros predadores para o controle biológico de ácaro-rajado  
     
     
 
 
 

Página inicial Fale conosco Links Ouvidoria Mapa do site Intranet Webmail
 
  Instituto Biológico
Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1.252 - CEP 04014-900
Telefone: (11) 5087-1701 - São Paulo - SP - Brasil