Portal do Governo | Investe SP | Cidadão SP | Internacional SP
 Terça-Feira, 25 de Abril de 2017
Instituto Biológico
     
  Notícias  
     
  bullet2017  
  bullet2016  
  bullet2015  
  bullet2014  
  bullet2013  
  bullet2012  
  bullet2011  
  bullet2010  
  bullet2009  
  bullet2008  
  bullet2007  
  bullet2006  
     
  bulletBio In - Biológico Informa  

     
   
     
  Pesquisadora do IB participa de evento internacional considerado referência em saúde animal  
  Assessoria de Imprensa IB/APTA
Fernanda Domiciano
 
     
 

Pesquisadora do instituto foi a única representante brasileira no evento

Pesquisadora do Instituto Biológico (IB-APTA) participou de evento no Japão, promovido por universidade considerada referência internacional em saúde animal, pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Liria Hiromi Okuda, médica veterinária e pesquisadora do IB, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realizou um curso, em 2007, no National Research for Protozoan  Diseases, pertencente à Obihiro Universidade de Agricultura  e Medicina Veterinária. Dez anos depois, retornou ao local, juntamente com outros 19 pesquisadores de 13 países, para apresentar sua evolução profissional durante o evento “International Animal Health Measures”, promovido pela Japan International Cooperation Agency (JICA) e a Universidade, em março de 2017.

A proposta do evento foi reunir ex-participantes dos treinamentos na Universidade japonesa na área de segurança alimentar e saúde animal. Líria foi a única representante brasileira no evento internacional. Segundo a pesquisadora do IB, sua participação foi importante para estreitar a relação do instituto com a Universidade japonesa, apresentar projetos de cooperação entre as instituições e compartilhar informações sobre a saúde animal em diversos países, como Quênia, Uganda, Burkina Faso, Tanzânia, Sri Lanka, Argentina, México, Indonésia, Mongólia, Vietnã, Tailândia e China.

“Apresentei propostas de intercâmbio entre alunos da Pós-Graduação do Instituto Biológico e a Universidade de Obihiro e Medicina Veterinária e conversei sobre projetos em parceria com o Japão e países da África e México. A participação no evento foi muito produtiva”, conta Líria.

Durante seu treinamento na Universidade de Obihiro e Medicina Veterinária, Liria realizou trabalho com Toxoplasma gondii, protozoário que causa abortamento, principalmente, em pequenos ruminantes, como caprinos e ovinos. “Desde o meu treinamento, continuei os trabalhos no IB, principalmente na área de diagnóstico molecular de doenças animais. Atualmente, o IB realiza diagnósticos de toxoplasmose para produtores de todo o País. O instituto também presta serviço para diagnóstico do Neospora caninum, protozoário da mesma família do Toxoplasma gondii”, explica a pesquisadora. Anualmente, o IB realiza cerca de duas mil análises para os dois protozoários.

Para Liria, diferente de dez anos atrás, hoje o Brasil passou a ser visto pela Universidade e pela JICA como um possível parceiro para a realização dos treinamentos e no desenvolvimento de projetos de cooperação técnica com outros países, como a África. “Essa evolução é muito positiva”, afirma.

De acordo com o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, o evento reforça o protagonismo paulista na geração de conhecimento e a qualidade do corpo técnico dos institutos de pesquisa paulista. “Temos em nossos institutos profissionais altamente treinados e capacitados para o desenvolvimento de tecnologias que promovem inovação e segurança no campo. Estreitar relações com outros países é muito importante para continuarmos avançando na área, uma recomendação do governador Geraldo Alckmin”, comemora.

 

Página inicial Fale conosco Links Ouvidoria Mapa do site Intranet Webmail
 
  Instituto Biológico
Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1.252 - CEP 04014-900
Telefone: (11) 5087-1701 - São Paulo - SP - Brasil