Portal do Governo | Investe SP | Cidadão SP | Internacional SP

bullet2007
  bullet2006

bulletBio In - Biológico Informa

Tecnologia, ciência e cultura marcam a 17ª edição do Instituto Biológico de Portas Abertas
  Assessoria de Comunicação SAA
Beatriz Pinheiro

Cerca de 600 pessoas participaram da 17ª edição do Instituto Biológico de Portas Abertas, que marcou o início das comemorações dos 90 anos da instituição da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O evento, realizado no domingo, 13, na capital paulista, contou com apresentações musicais e artísticas, visitas aos projetos educativos do Instituto, ao maior cafezal urbano do Brasil e à exposição Planeta Inseto, único zoológico de insetos do País, além de brincadeiras e atividades voltadas às crianças.

Antonio Batista Filho, diretor-geral, destacou que a ideia de abrir as portas foi para apresentar à sociedade o que é feito em termos de pesquisa científica no Instituto, e sua importância na agropecuária e no agronegócio. “O Biológico tem como missão a sanidade animal e vegetal, e é em função disso que mantemos laboratórios de alto nível, certificados pela ISO 17025, que atendem às necessidades do Estado de São Paulo e também de todo o Brasil”, afirmou.

Antes de receber a acreditação pela ISO 17025, a instituição passou por auditorias - a análise criteriosa garante que os laboratórios certificados tenham um padrão internacional. “Se for necessária a realização de trabalho com uma doença altamente contagiosa, por exemplo, temos laboratório com nível de segurança biológica 3, que permite a pesquisa com patógenos de alto potencial de risco, tornando o IB um referencial”, continuou Batista.

Durante o evento, o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, cumprimentou os participantes e comentou sobre o Programa de Sanidade em Agricultura Familiar (Prosaf), desenvolvido pelo IB, em parceria com a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) Regional, a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), as cooperativas e associações de produtores.

Arnaldo Jardim ressaltou que o Prosaf é um programa exemplar do IB, que se pauta na transferência do conhecimento dos institutos de pesquisa para facilitar a vida dos produtores. O secretário lembrou que Mogi das Cruzes esteve entre os municípios que receberam o ciclo de palestras do programa, e os temas abordados lá foram escolhidos pelos próprios agricultores familiares integrantes da Associação de Produtores Rurais de Jundiapeba e Região (Aprajur). “O papel da Secretaria é ser útil para gerar renda e aumentar a produtividade dos pequenos produtores e dos agricultores familiares, como sempre nos orienta o governador Geraldo Alckmin”, lembrou o titular da Pasta.

Um dos destaques do encontro foi a exposição Planeta Inseto, no Museu do IB em que os visitantes puderam aprender de forma interativa sobre a vida dos insetos e sua importância na produção de alimentos, sustentabilidade ambiental e saúde pública. “A mostra retrata, por meio de painéis interativos e contato direto, o ciclo de vida e as curiosidades sobre diferentes espécies, entre abelhas, lagartas, formigas, cupins e muitos outros”, explicou a pesquisadora do IB Harumi Hojo.

Além disso, os participantes puderam visitar o cafezal do IB, o maior do gênero instalado em área urbana. “São mais de 1.600 pés de café das variedades Mundo Novo e Catuaí, em uma área de 10 mil metros quadrados”, conta Harumi. A produção, cerca de 1 tonelada de grãos, 500 kg do produto após o beneficiamento, é doada ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), que atua na Capital, em 2.500 entidades sociais cadastradas e no interior, desenvolvendo políticas públicas e projetos sociais para melhorar a qualidade de vida dos segmentos mais carentes da população.

Participaram do evento o secretário-adjunto Rubens Rizek Jr. e o chefe de gabinete Omar Cassim, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo; o prefeito regional da Vila Mariana, Benedito Mascarenhas Louzeiro; o prefeito regional da Lapa, Carlos Eduardo Batista Fernandes; e Walter Taverna, idealizador do programa “Viver na República da Vila Mariana”.

90 anos

Fundado em 1927, o Instituto Biológico (IB) oferece soluções significativas para o agronegócio e as transfere para o segmento produtivo. Contribui da melhor maneira para o desenvolvimento, a redução dos custos de produção, a inclusão social e a preservação ambiental, colaborando para o bem-estar da população.

É o primeiro centro de formação de cientistas e de debate científico no Estado de São Paulo e tem como missão desenvolver e transferir conhecimento científico e tecnológico para o agronegócio nas áreas de sanidade animal e vegetal, suas relações com o meio ambiente, visando a melhoria da qualidade de vida da população.

Seu grande desafio como instituição, hoje, é aliar um histórico de contribuições a um presente que exige excelência e prontidão de resposta a uma sociedade em profunda transformação, com alteração no perfil do controle das pragas e doenças, com interferência de fatores relacionados ao modelo de desenvolvimento econômico, às alterações ambientais, às migrações e ao intercâmbio internacional.

Fotos disponíveis em www.flickr.com/photos/agriculturasp/albums/72157679685271300

Página inicial Fale conosco Links Ouvidoria Mapa do site Intranet Webmail

Instituto Biológico