Portal do Governo | Investe SP | Cidadão SP | Internacional SP

bullet2007
  bullet2006

bulletBio In - Biológico Informa

Instituto Biológico abre suas portas para um domingo de diversão, ciência e cultura
  Assessoria de Imprensa IB/APTA
Fernanda Domiciano

Objetivo é aproximar o público urbano das pesquisas científicas desenvolvidas pelo IB, que completa 90 anos em 2017

Um domingo de diversão, ciência e cultura. Esta é a proposta do 17º Biológico de Portas Abertas, evento que será realizado pelo Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em 12 de março de 2017, das 13h às 18h, na Vila Mariana, São Paulo, Capital. Durante o evento, o público poderá conhecer os projetos educativos do instituto, como seu cafezal urbano, os Ciclos Agrícolas Econômicos e a exposição Planeta Inseto. O evento contará com a participação de músicos como Osmar Barutti e Marcus Santurys, exposição fotográfica, contação de histórias, brinquedos infláveis, espetáculo com palhaços e food trucks.

Este é o primeiro de uma série de eventos para celebrar os 90 anos do Instituto Biológico, que serão completados em 2017. A ideia é aproximar a população do instituto de pesquisa, que é referência brasileira em pesquisas relacionadas à sanidade animal e vegetal. “Muita gente passa em frente a esse prédio histórico e não sabe o que fazemos aqui. Queremos mostrar nossas pesquisas e sua importância para a agropecuária e para a economia brasileira”, afirma Antonio Batista Filho, diretor-geral do IB.

Segundo ele, a população brasileira se mostra interessada em ciência e tecnologia, mas ainda conhece pouco sobre o assunto. “A última pesquisa de percepção pública da ciência realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) mostra que 60% dos brasileiros dizem ter interesse especifico em ciência e tecnologia, porém apenas 12% dos entrevistados souberam dizer o nome de uma instituição de pesquisa no Brasil. Queremos, por meio de eventos e ações na área, contribuir para a divulgação científica do País”, explica.

Atrações

Durante o evento, o público poderá conhecer um dos maiores cafezais urbano do Brasil, formado por 1.600 pés de café do tipo arábica, e espécies de plantas importantes para a história brasileira e o desenvolvimento da economia do País, como o Pau-brasil, a seringueira e a cana-de-açúcar. Os exemplares de plantas fazem parte do projeto Ciclos Econômicos Agrícolas do IB, que recebe estudantes, pesquisadores e estrangeiros durante todo o ano.

Outra atração será a exposição Planeta Inseto, único zoológico de insetos do Brasil, mantido pelo IB. Ao todo, são 25 atrações para mostrar como os insetos estão no cotidiano e a importância deles para o ambiente, a produção de alimentos e a saúde humana. “Os visitantes poderão ver o interior de uma colmeia de abelhas sem ferrão, baratas praticando corridas, lagartas tecendo fios de seda, formigas trabalhando em um sistema organizado e conhecer, por exemplo, o bicho-pau, que se assemelha a um graveto”, conta Batista Filho.

O evento contará ainda com música, praça de alimentação com food trucks, exposição de fotos do Grupo Fotografia na 5ª, brinquedos infláveis, contação de histórias e oficina com a Cia do Arlecrim e espetáculo Dois Palhaços Ponto Com, da Cia Artreal.

A 17ª edição do Biológico de Portas Abertas terá entrada gratuita. O evento é uma iniciativa do IB, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, por meio da Prefeitura Regional Vila Mariana, República da Vila Mariana e jornal Pedaço da Vila.

Para o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, eventos como esse são importantes para aproximar a pesquisa agropecuária da população. “Uma das diretrizes do governador Geraldo Alckmin é justamente aproximarmos as pesquisas de nossos institutos da população”, afirma.

17º Biológico de Portas Abertas
Data: 12 de março de 2017
Horário: A partir das 13h
Local: Instituto Biológico Endereço: Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1.252, Vila Mariana, São Paulo (SP)