Portal do Governo | Investe SP | Cidadão SP | Internacional SP
 Terça-Feira, 25 de Julho de 2017
Instituto Biológico
     
  Coleções  
     
  bulletMissão  
  bulletQuem somos  
  bulletDireção  
  bulletUnidades de pesquisa  
  bulletTransferência do conhecimento  
  bulletAdministração  
  bulletCentro de Memória  
  bulletMuseu  
  bulletOrganograma  
  bulletLocalização  
  bulletVideo Institucional  
     
     
     
  Home > Instituto Biológico > Centro de Memória  
     
  Centro de Memória  
     
  Grandes nomes do Instituto Biológico  
     
     
 

O acervo do Instituto Biológico teve início em 1927, por ocasião da lei de sua criação, em 26 de dezembro. Inicialmente, as atividades científicas da instituição eram realizadas em casas alugadas e Arthur Neiva, primeiro diretor, abrigou uma biblioteca em um local à Av. Brigadeiro Luís Antonio que, além de revistas e livros sobre pragas do café, paradigma da criação do IB, outros livros e textos iam se somando.

Henrique da Rocha Lima, José Reis e vários outros pesquisadores que eram incorporados ao IB tinham por hábito colecionar grande quantidade de documentos. No final da década de 30, com o prédio sede ainda em construção, Rocha Lima e outros pesquisadores vieram para o Instituto Biológico e trouxeram com eles toda a documentação colecionada. Em 1945, foi inaugurado o prédio sede do IB e os documentos passaram a ficar dispersos por várias Seções. Em 1961, iniciou-se então o resgate da memória institucional.

Ao acervo foram acrescentados novos elementos e a preocupação por encontrar um espaço para tão importante patrimônio era uma constante. Com receio de que os documentos dispersos em laboratórios fossem se perdendo, pleiteou-se a cessão de alguns locais para que o acervo fosse reunido. A partir de 1980, alguns documentos foram classificados e, no final de 2005, o tão almejado espaço foi concedido.

Atualmente, o acervo do Instituto Biológico é composto por 180.000 documentos textuais de cientistas desde o início do século XX; 60.000 fotografias e 70.000 slides em vidro e 3.000 documentos sobre arquitetura, pois o Instituto Biológico é um prédio art-déco e possui importantes documentos nessa área.

A consulta ao acervo é feita por meio de agendamento prévio e o interessado deverá entrar em contato pelo telefone (11) 5087-1703 ou e-mail dagostini@biologico.sp.gov.br.

Certificação ISO 9001:2008

Em outubro de 2010, o Centro de Memória do Instituto Biológico recebeu a certificação ABNT ISO 9001:2008 para o escopo “Gestão de documentos históricos”. 
 
     
 

Página inicial Fale conosco Links Ouvidoria Mapa do site Intranet Webmail
 
  Instituto Biológico
Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1.252 - CEP 04014-900
Telefone: (11) 5087-1701 - São Paulo - SP - Brasil