Portal do Governo | Investe SP | Cidadão SP | Internacional SP
 Quarta-Feira, 29 de Março de 2017
Instituto Biológico
     
  Produtos e Serviços  
     
  bulletAntígenos  
  bulletBiblioteca  
  bulletCafezal  
  bulletCiclos Econômicos Agrícolas  
  bulletExames  
     
     
     
     
     
   
     
  Cafezal do Instituto Biológico  
     
  Importante opção de turismo dentro da cidade, o cafezal do Instituto Biológico é o maior do gênero instalado em área urbana, formando uma grande área verde no centro da capital paulista  
     
  Assista ao vídeo do Cafezal  
     
  IB possui a certificação UTZ Kapeh ao maior cafezal urbano no Estado de São Paulo  
     
  HISTÓRIA

O café entra no Brasil em 1727 e se espalha por vários estados, chegando ao Vale do Paraíba, São Paulo, em 1806. Em 1849, o Brasil já era o maior produtor mundial dessa cultura. No início do século XIX os grandes produtores de café, os chamados “Barões do Café”, exerciam grande influência política no Estado de São Paulo. Por força desse grupo econômico, que clamava por uma assistência técnica para o controle das pragas que ocorriam em seus cafezais, em 1927, para atender essa e outras demandas, foi criado o Instituto Biológico.

Na metade da década de 50, junto ao edifício sede do Instituto Biológico, foram plantados cerca de 2.500 pés de café com a finalidade de servir à pesquisa científica e, também, preservar a memória histórica da Instituição. Hoje, o cafezal ocupa uma área aproximada de 10.000 m² e possui 1.536 pés de café das variedades Mundo Novo e Catuaí. Atualmente, seu propósito maior é didático, histórico e cultural, destinando-se às pessoas que desejam conhecer uma plantação de café, sua história e outras particularidades, além dos princípios das boas práticas agrícolas.
 
     
  SABOR DA COLHEITA

Desde 2006, entre os meses de maio e junho, é realizado o evento “Sabor da Colheita” – ato simbólico que marca o início da colheita do café no Estado de São Paulo.
 
     
  CAFÉ, ESSE NOBRE GRÃO

Em média, cerca de 1 tonelada de grãos é colhida nesse cafezal, resultando, após seu beneficiamento, em aproximadamente 500 kg, os quais são doados ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. Essa produção varia em função da bianualidade da cultura, pois o café apresenta maior produtividade em um ano e, no ano seguinte, decai a safra.
 
     
  VISITAS

As visitas devem ser agendadas com antecedência.
Instituto Biológico
Av. Cons. Rodrigues Alves, 1252, Vila Mariana, São Paulo, SP Fone: (11) 5087-1704 com Harumi Hojo
 
     
     
 
Fotos do Cafezal
 
 
 
 
 
 
 
 

Página inicial Fale conosco Links Ouvidoria Mapa do site Intranet Webmail
 
  Instituto Biológico
Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1.252 - CEP 04014-900
Telefone: (11) 5087-1701 - São Paulo - SP - Brasil